Instituto de Educação Flores da Cunha, na Capital, tem energia restabelecida dois dias após furto de cabos

20240405 Subestacao Energia IE Tanara Oliveira
Serviços no IE, na Capital, foram concluídos em dois dias por meio do novo sistema de contratação de manutenção - Foto: Tanara Oliveira/ SOP

Em um atendimento inovador, com o uso da ata de registro de preços para manutenção escolar, o restabelecimento de energia no Instituto de Educação General Flores da Cunha, na Capital, foi concluído em 48 horas. Na terça-feira (2/4), cabos da rede elétrica haviam sido furtados.

Os trabalhos terminaram no fim da noite de quinta-feira (4/4) e foram realizados pela Cetus Construtora Ltda. Foram substituídos 160 metros de fios de média tensão, ao custo de R$ 22,4 mil. Pelo sistema convencional de contratação, ainda que emergencial, o processo poderia levar pelo menos um mês.

“Conseguimos trazer agilidade nos atendimentos de manutenção escolar, eliminando o passo da licitação individual e entregando serviços com maior rapidez. Com a nova forma de contratação vamos atender mais e melhor”, destaca a titular da Secretaria de Obras Públicas (SOP), Izabel Matte.

A modalidade de registro de preços funciona como um catálogo de serviços, que fica à disposição da SOP para atendimento das instituições de ensino, dando maior velocidade à resolução de demandas. Haverá uma empresa responsável por atender um grupo de escolas em cada região, sem necessidade de licitar cada serviço.

“Felizmente foi restabelecida a energia elétrica no IE com brevidade. Agradecemos o empenho das secretarias de Obras Públicas e da Educação e destacamos a agilidade no processo de contratação da empresa para a realização do reparo necessário, que foi efetuado pelo novo sistema de contratação por registro de preços da SOP”, ressaltou a diretora do Instituto de Educação, Alessandra Lemes da Rosa.

53537810522 9f145f4aed c

Nesta primeira etapa, o governo do Estado atende instituições de ensino nas áreas de abrangência de quatro Coordenadorias Regionais de Obras Públicas (Crops): 236 escolas em Porto Alegre (1ª Crop); 162 escolas na região de Pelotas e Rio Grande (5ª Crop); 84 escolas na região de Estrela (3ª Crop); e 70 escolas na região de Bento Gonçalves (16ª Crop). São destinados R$ 278,3 milhões, beneficiando cerca de 194,6 mil alunos.

A segunda etapa abrangerá 798 escolas em 194 municípios, envolvendo R$ 496,8 milhões e atendendo cerca de 268,9 mil estudantes. Serão atendidas escolas da região de Novo Hamburgo (2ª Crop); Passo Fundo (7ª Crop); Canoas (11ª Crop); Santo Ângelo (14ª Crop); e Santa Rosa (17ª Crop).